segunda-feira, agosto 13, 2007

it ain´t over till its over


Terminei No Logo.
Demorei 5 anos (!).
Já tinha resenhado, citado, viajado, conversado, debatido, colocado na minha lista de favoritos do orkut, chorado e rido com os escritos de Noami Klein.
Um mundo marcado, o poder das grandes empresas, as conseqüências de uma moral vendida, as reações populares, os novos movimentos sociais.
De fábricas no terceiro mundo à propagandas milionárias no Kansas. Do crescente poder de empresas que faturam mais que países à quitanda da esquina. Um livro onde nós participamos: afinal, todos temos uma camiseta com swoosh da Nike.
Um diário sobre a organização/exploração consumista na década de 90. Alguns exemplos de Klein se perdem no contexto brasileiro, outras perdem a força depois de quase 10 anos de relatados. Mas todo o resto é assustadoramente identificável no dia-a-dia; o que era um perigo então, parece mais catastrófico em 2007.
Não estamos diante de um livro-indicação de qual marca comprar (Nike ou Adidas - é tudo farinha do mesmo saco), mas um panorama geral de um capitalismo sem limites, de monstros industriais inescrupulosos fantasidos de vovózinhas pela maquiagem do marketing.

2 comentários:

Stela Guimarães disse...

po, assunto que muito me interessa. se o livro for seu eu pego emprestado quando for aí. eu devolvo antes de cinco anos.

dê uma olhada no link do the yes man no profile do meu orkut. tem a ver com o livro.

eu adoro essa discussão. meus favoritos richard sennet e fredric jameson.

beijo :D

Stela Guimarães disse...

estamos com poucos leitores. o meu então, está às moscas. hehehehe