quinta-feira, julho 07, 2005

nice surprise


Quarta vi o Rei Leão 3. Título original é mais adequado (Lion King 1½) pois não é uma continuação e sim uma espécie de "universo paralelo" ao filme de 94., um dos maiores sucessos comerciais da década passada.
O pai de George (Frank Costanza ou melhor, Jerry Stiller) dubla o pai de Timon, mostrando seu talento impagável de comediante. É um filme despretensioso (e como toda seqüência de desenho, foi direto pro dvd) e por isso mesmo voa alto e surpreende. É a antítese do filme que vi ontem, o mega-produção Madagascar, que é um Shrek 2, com os mesmos esquemas, piadas enquadradas e tipos programados. Por mais carismáticos que os personagens tentem ser, numa programação minuciosa de bits, são seres frios na tentativa de serem grandes.

Os filmes têm mais em comum além da questão familiar das dublagens (o filho do pai do George - o Jerry Stiller - é pai do homem-com-cara-de-bunda Ben Stiller - voz do leão Alex). Os dois tratam de animais africanos em busca de sua identidade, de grupos de amizade formados em situações inesperadas. Foram feitos por equipes com o mesmo fundo cultural, e por isso se assemelham nas referências e humor. Ambos tem ótimos momentos cômicos.
Mas fico com o Pumba & Timon na surpresa de Rei Leão, em textos simples e criativos, nos extras memoráveis como "Atrás do Mito de Timon" e "Safari de Timon". Até as músicas são originais! Melhores que muitos lançamentos mainstream da Disney. Já tinha ouvido falar bem deste filme, mas tava com pé atras, afinal Rei Leão 2 foi um dos piores filmes de todos os tempos!
A ousadia e o inesperado vencem.

Um comentário:

Stela disse...

Nice surprise 2
André, de antemão, obrigada pela sua visita.
Fiquei feliz em saber do resultado da sua banca. E isso mesmo, continue... E boa sorte no teste da Ordem (não tinhs pensado, mas bem que Nosferato tem uma pinta de quem atuava no campo jurídico.. rs)
Quanto aos posts looooongos, não consigo ser concisa mesmo! Paradoxo da profissão (sou jornalista).
Bom, meu cabelo é vermelho-vivo, tenho 27 e o meu nome completo é esse mesmo!!
E, qual é a sua banda? C
ontinuo por aqui. Abraço, apareça e traga bolinhos (adoro dizer isto) ;-)