sexta-feira, março 16, 2007

uma aventura no cinema

Mauricio de Sousa cria um tempo-espaço próprio, onde seus personagens dialogam com as mais variadas idades, pensamentos e ritmos. Uma prova disso está em Uma Aventura no Tempo.
História original com personagens de diversos núcleos - Papa-Capim, Piteco e Astronauta. Peralá, todos esses num mesmo filme? Sim, com uma máquina do tempo criada pelo Franja!
O filme detona! Recheado de refrências divertidas - seja do próprio universo mauriciano, como sua coleção de quadros considerado tesouro intergalático num futuro próximo, ou pela aparição de personagens (Rolo, Da Roda) em pontas hilárias - do cinema, e dos quadrinhos.
Incomodou um pouco alguns efeitos visuais, principalmente de tridimensionalidade, que parecem forçar uma "atualização" da Turma. Desnecessária, essa "modernização" não se comprara ao talento nato de Mônica e Cebolinha! Uma prova disso está nos créditos finais (assim como no CineGibi), onde apenas os esboços dos personagens (em animação de lápis e papel mesmo, dita 2D ou tradicional) dançam a musica tema. Simples, simpático e extremamente Turma da Mônica.
A Turma é atual. Os cenários, por exemplo, de Mauro Souza, mostram um traço original, atual, lindão - talento já visto nos últimos projetos editoriais da MSP (O Gênio e as Rosas de Mauricio de Sousa e Paulo Coelho).
Apesar de considerar alguns efeitos excessivos, em momentos cai feito luva. Nas cenas futuristas, na releitura da peculiar nave-ovo de Astronauta (dimensão e detalhes impressioantes à maquina). Sua sequência, aliás, apresenta a belissima e bem-estruturada Cabeleira Negra, rouba a cena do filme. Cebolinha falando o nome da vilã é uma das cenas mais memoráveis da película.
Uma Aventura no Tempo merece revisão, seja pela riqueza dos detalhes, pela trama ou pelo prazer de ver a Turma em tela grande.
:P

Um comentário:

[EMERSON ABREU] disse...

Comparado aos outros filmes da turma, a animação desse foi uma bela surpresa ;)
só achei estranho aquele pássaro sobrevoando o bairro no início do filme... parecia que estavam faltando frames ;P

outra bela surpresa (pra mim, pelo menos ;) foi ver meu nome no início do filme o_O
achei que só ia aparecer nos créditos finais, bem pequenininho subindo alí no meio da tela :P

Abraaaaaaaaaaaaaaaaaaço!!!!