segunda-feira, junho 19, 2006

marionetes da mídia


Muita coisa já foi produzida pra TV, e a cada dia que passa uma indústria gigante cria nova programação, geralmente 24 horas, para passar em seus canais.
Existem produções que transcendem e viram verdadeiras obras primas. E voam mais alto que tradicionais "obras de arte", influênciando cinema, música, teatro, artes plásticas. Conteúdo que se perde pela característica diária da TV, pela essência de ser ou de ter conteúdo novo (e não por isso ruim) a ser transmitido na noite seguinte. E pela impossíbilidade física de acompanhar tudo que está no ar hoje à tarde, muito menos para acompanhar tudo que já foi produzido e "areado" pelas ondas de tv, a maior parte fica na cachola de seus idealizadores, alguns minutos priveligiados viram apenas material magnético em fitas VHS e uma camada pura e bela transforma-se em dígitos e ficam acessíveis pelo disco DVD.
Nessa linha existiu, de 1976 a 1981 um programa que tinha um sapo e uma porca como protagonistas.

E o negócio era doido demais. Impossível classificá-lo como infantil: suas piadas nonsense são dignas de Monty Phyton, suas situações são tão absurdas como Seinfeld e seus personagens são tão carismáticos quanto hilários.

E foi criada, desde então, vários ícones da cultura norte-americana e que são facilmente encontrados na sua locadora mais próxima. E desde ontem à noite, pelo milagre do DVD, pude ligar minha TV e voltar ao melhor já produzido para a pequena caixa de madeira. E, pra quem só tem uma lembrança vaga na memória, como eu, uma pedida imperdível.

:-)

6 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhh, não acredito, eu adoro os Muppets, que legal, que achado, eu quero!
Que doce lembranca!
Era tão ingênuo e desprentensioso que se tornou uma obra prima, como bem vc disse. A relação entre eles, a amizade, tudo era lindo, e de uma complexidade bem pouco infantil msm.
O Caco e a Pig eram protagonistas, mas eu adorava o Fuzzy, este ursinho que tá na foto do clipe, nossa que legal!
Já fui procurar sobre o DVD, e vi que vão lançar o Vila Sésamo tbm, outro lindo, nossa que demais, valeu muito saber!
Adorei!
:)

Anônimo disse...

muppets comanda! até no clipe do going fishing do weezer eles tão demais....

Stela disse...

Vai me dizer que vc comprou o box da primeira temporada dos Muppets? Soube há algum tempo que a Disney iria lançar. Que inveja. Ó. rs

Eu adooooooooooooooooooooooro os muppets. Adoro os filmes (eu era pequena demais quando passava a série): Muppets, o Filme, Os Muppets em Londres, Os Muppets Conquistam Nova Iorque, Os Muppets na Ilha do Tesouro e o meu favorito, Os primeiros anos de Caco (acho que é isso o nome.
Aliás, sabia que o criador dos Muppets --Jim Henson-- foi um dos idealizadores daquele filme com o David Bowie, Labirinto? E que o ator que interpretou o Luke Skywalker (não sei o nome dele) fez participações no programa?

Enfim. Se comprou, vai ter que compartilhar. hehehe

Beijocas!!

Lena disse...

Ah, eu sou mais punk. Gostava de ver o Animal ("as correntes!" e ele comia as correntes). E todos os monstros que pintavam no programa. Tb curtia os dois velhos sarcásticos que atormentavam o show. Sim, sim. O Caco é bem legal. E as crises de ciúmes e "raivinha" da Piggy eram divertidas. Já o Fozzie eu dispenso (sou chata). Do Gonzo tinha um certo medo (maluquices minhas). Putz, e o cozinheiro sueco com aquele assistente dele? Era mudo o sujeito??? Esqueci. Enfim, era uma bela atração da TV mesmo. Tão bacana quanto Vila Sésamo (Enio e Beto, Garibaldo, Gugu, aquele que morava na lata de lixo...). Tão memorável quanto os desenhos antigos do Pica-Pau ("Filho, vc é um pouco impulsivo, non", comenta o Leôncio. "Impulsivo? Não. Eu sou repulsivo", responde). Eu disse: sou mais "punk".

Stela disse...

olha, neste sábado, dia 8/7, vai passar os primeiros anos de caco no bumerangue!!!!! eba!!!!!

só não sei que horas. acho que às 20h mas tem que checar.

bjocas

Stela disse...

correção: ops, Os Melhores Anos de Caco e não "Os Primeiros". E boomerang ou bumerangue. não bumerang.