quarta-feira, janeiro 20, 2016

cyborg

A Arte imita a vida
A força expressiva de um robô
na incapacidade de manter um blog
preso numa rotina
trabalhando
improdutivo
imutável
preso na parede
exposto no museu

quinta-feira, julho 23, 2015

segunda-feira, julho 06, 2015

pontapé inicial


Uns gritam loucamente contra a presidente, outros escrevem longos textos sobre revoluções e golpes, todos perdem a esperança na humanidade nos comentários do UOL. Mas a internet tem outros bilhões de caracteres, imagens e ideias. Do kickstarter já deveria ter publicado umas palavras por aqui. Já foram mais de 45 apoios, dentre grandes sucessos à tentativas frustradas. Hoje deparei com outras redes: O Gralha tá no Catarse, a rede colaborativa brasileira ks. Poucos projetos, geralmente simples e com pouca noção de marketing. The Wrath of the Gods, cujo objetivo é filmar o último capítulo de uma triplogia (!) iniciada por Homem de Palha, está no indiegogo.

segunda-feira, maio 04, 2015

Primeiro de maio



Enquanto uns viram pai, outros apanham de cacetetes de policiais.
Nesta cidade de ares fantasmas, em dias frios e ruas tanquilas.

 ***

No apagar da luzes há uma fusão com a noite.
No iluminar da sala há um ritmo em cada prédio.

 ***

Alguns testes não são feitos para o mundo.
Outros ajudam a criar um universo inteiro.

segunda-feira, abril 13, 2015

em paralelo



Episódio nº 3: Big Love, do Jamie LidellA crise, o otimismo, o ódio e o amor.
Posted by Paralelo: zero on Segunda, 13 de abril de 2015


Um blog morre, outro fica suspenso e outro só repete mais do mesmo. Enquanto uma rede social engole o tempo e domina territórios, poucos criam conteúdos. Mídias decadentes. Estrelas cadentes.

E aquele teu projeto parado, engavetado, empoeirado.

Mas ideias sempre hão de surgir por aí.

O Zero renasce. Ainda que pequeno, ainda no começo.

***

Mas que clipe bom, hein?

quinta-feira, abril 02, 2015

paddle your own canoe

When I was 5 years old, my mother always told me that happiness was the key to life. When I went to school, they asked me what I wanted to be when I grew up. I wrote down ‘happy’. They told me I didn’t understand the assignment, and I told them they didn’t understand life.
-Lennon

quinta-feira, novembro 03, 2011

um mundo sem graça ou a dullização do cinema


Não sei se o Cinema morreu, se a arte não está em seu melhor momento ou se a vanguarda está perdida. Sei que a comédia está em maus lençóis. Ainda mais se considerarmos o Star System envolvido em filmes tão fracos.

A Cameron é o grande chamariz de Bad Teacher. Mas não está só. Vários outras celebs aparecem na fita. Mas não adianta. As duas horas de filme não convencem. Falar palavrão ou mostrar cenas “chocantes” não é engraçado. Aliás, espere-se muito mais que palavras “sujas” numa comédia rated R.

E Jason Bateman fez parte da coisa mais engraçada da última década. Mas isso não impediu que outra "grande" comedia encabeçada por ele e mais meio Hollywood, de Kevin Spacey à Donald Sutherland, acabasse desinteressante. Mas é aquela coisa: o trailer conta as piadas e o resto parece ser uma encheção de linguiça. É lento. E acha graça em palavras “sujas” ou situações sexuais inusitadas. Enfim, mais um desperdício. Horrible Bosses merece o adjetivo do título.
Um que rendeu risadas foi Se Beber Não Case. Mas recebi a “contraindicação” de não assistir a continuação. Pelo jeito nem as sequências estão se salvando da maresia sem sal dos últimos filmes.

ps: e faz quase um ano que perdemos Leslie Nielsen. :(

sábado, abril 16, 2011

Morrer e viver na blogsfera, parte 2


O blog não morreu. Quixotando é um deleite visual. Porque cinema é imagem. Imagens grandes. Não às imagens pornográficas de propaganda, aos photoshops vagabundos, às imagens feitas para celular, pequenas, distorcidas e sem vida. Um trabalho vigoroso de pesquisa e reflexão.

Outros parceiros também continuam vivos. A eterna imaginária mudou tudo na vida, mas seu blog ainda está no mesmo endereço. Já a colorida mudou seu CEP, mas continua com seu conhecido link. E ambas com atualizações ótimas. Quem voltou nos últimos dias foi Emerson Abreu. Para ter noção de sua originalidade, é dele a imagem aí de baixo; a/o cegonha em seu traço exemplifica sua genialidade.

Tirei de vez de meu Blogroll o Chavez com "Z", uma das maiores pequenas perdas da blogsfera. E caiu também o ícone de atalho pro espaço da Gabi e o do Rafa na MTV. Bizarro não ter na minha lista o Blog do Rafa; além de uma das fontes de inspiração para o surgimento deste espaço, era minha maior fonte de cliques.

Existem muitas teorias para esse êxodo cibernético. É fato que o tumblr rouba horas, dias, finais de semana. Mas o que mais incomoda nele é a falta de conteúdo próprio. As coisas mais “impróprias”, ou não originais, nestes meus Dias são as imagens. Se tirar o texto, ficam apenas alguns frames dignos de um tumblr. Mas perderia minhas únicas produções exclusivas ou originais. As letras que demoro tanto para publicar. Os parágrafos que esperam meses para sair. As idéias que dão outro sentido às imagens. Um sentido André. Uma interpretação dos fatos e atos.

Nos últimos instantes antes de publicar esta postagem, uma novidade chegou por e-mail. Enquanto muitos elos desaparecem e autores destes arcaicos espaços de publicação na internet migram para a rede social mais próxima, surge um blog de palavras em chamas. Mesmo com foco em palavras, Flor do Fogo tem imagens intensamente e igualmente interessantes. E mais uma vez prova que o Blog não morreu. Está vivendo e ressurgindo, queimando e permitindo nossas singelas e honestas publicações neste universo chamado Internet.